Wiki Planetes
Wiki Planetes

A Lorena na igreja.

A Lorena Cuevas Medina é uma personagem do universo expandido de Planetes. Ela é da República Dominicana e tem duas irmãs, a Nelianny Isabel e a Laura. Esta personagem só aparece após a divisão da linha do tempo feita pelos Sulibans.

Linha do tempo original

Sabe-se pouco da vida da Lorena na linha do tempo original. Quando o Adry (neto do Josep Maria e a İhi Kadse) viajou à linha do tempo alternativa e ao 6 de julho do 2014, na borbulha de tempo congelado viu o seu avô e a Lorena juntos quando visitou a casa do seu avô. Mas em verdade viram uns filtros de percepção criados pela Criação Áurea, para enganar os oficiais da FEF do futuro e realmente o Josep Maria e a Lorena estavam noutro sítio. Por isto quis saber mais sobre ela, e procurou a Lorena na sua linha do tempo, a original. Encontrou-a em Portugal, na cidade do Porto, que se tinha transladado desde a Catalunha para este país quando era nova. Casou-se com um rapaz de Angola que morava em Portugal, o José Gonçalves, e teve uma filha chamada Maria. No ano 2090, o Adry encontrou a Lorena com a sua filha e a sua neta, e levou-a para Teremedó para reunirem-se com o Josep Maria 95. Então descobriu que tinha uma doença e não podia viver fora da Terra, e voltaram para a Terra. Então encontraram-se com a neta da Érika, chamada igual, que lhes revelou que era alienígena e tinha sob o seu controlo o hospital da Prelada do Porto. A Érika começa a enviar dados para Teremedó, e sobe à FEF 09 com a permissão do Adry. A Lorena morre sem que a Érika pudesse fazer nada, e o Adry descobre que a Lorena tinha um elemento dentro dela que lhe provocava a doença, que a Érika disse que alguns o chamam “frequência”. Então a Érika decide apagar a memória a todos da linha do tempo original sobre qualquer lembrança da linha do tempo alterada que tiverem. Isto aparece em SérieStar4.

Linha do tempo alterada

Na linha do tempo alterada pelos Sulibans com a Kimberly, a Lorena aparece sendo nova. A Lorena é uma rapariga que vai à primeira igreja do Josep Maria, mas depois ele deixou de ir a essa igreja para ir à igreja a que vai a Criação Áurea, que é do mesmo ramo de igreja cristã evangélica. Outro rapaz da igreja da Lorena que estudava na mesma turma do Josep Maria antes de ir à universidade, chamado Melvin, tornou-se amigo do Josep Maria e ele falou com o Melvin sobre a FEF e sobre a Érika, embora fizesse ver que tudo é imaginação. Juntos descobrem que há gente que é especial por terem o que o Melvin chama “frequências”. O Josep Maria tem uma e a İhi também, e o Melvin tem duas. Também descobrem que a Lorena tem uma, e por isto é que o Josep Maria agora sente atracção por ela, já que as pessoas com frequências o atraem igual do que as pessoas especiais. A frequência da Lorena dantes tinha-a a sua irmã, Nelianny Isabel, e também sentia atracção por ela até que ela perdeu a frequência. Por algum motivo desconhecido, na borbulha do tempo que visitou o neto do Josep Maria da linha do tempo original, o Adry, em casa do Josep Maria estavam ele e a Lorena juntos. Mas em realidade o Josep Maria 18 estava na igreja da Criação Áurea, e a Lorena na sua casa. Seguramente eram filtros de percepção para despistarem os oficiais da FEF 09 do futuro alternativo. A Lorena aparece pela primeira vez no final do filme Planetes III: Entre dois períodos de tempo. O Josep Maria 19, no filme Planetes IV: A energia do universo, no final decide que ela e o Melvin os poderiam ajudar na FEF com o seu problema da Érika e a Criação Áurea, e então conta-lhes tudo e leva-os à nova nave FEF 09 onde conhecem a İhi e planeiam uma estratégia para encontrarem uma solução ao problema. A nave FEF 07, agora sob o comando do capitão 0, também os ajuda. No final do filme descobre-se que a Lorena e o Melvin nunca estiveram na 09 nem conhecem o segredo do seu amigo sobre a Frota Estelar da Federação: eram dobros criados pela Érika que queria testar os oficiais da FEF.

A Lorena volta a aparecer no filme Planetes VIII: Refar-te-ei a tua vida: desde há oito anos que o Josep Maria a queria nassar, desde que se apaixonou por ela. Até tentou-o quando foi ao campo de verão com a Lorena e o resto de membros da igreja, mas não se atreveu. O Josep Maria acabou por perder o seu interesse romântico para com ela quando se apaixonou pela Alexandra, mas a sereia também não lhe correspondeu os seus sentimentos e ele deixou a igreja quando se apaixonou pela Sandra López em 2016. Num dia do 2019 viu a Lorena fora da igreja com um rapaz diferente do Antony, que era só amigo seu e dada a impossibilidade do que via, achou que tinham de ser filtros de percepção… Voltou à igreja no verão do 2020 depois de ter-se afastado quase quatro anos atrás, e quando o 25 loucamente quis ir para Belgrado no pior momento para viajar (devido ao coronavírus e ao mau tempo invernal), dantes foi à igreja despedir-se dos seus amigos e pedir à Lorena e à Alexandra para nassarem-no, sem sucesso. Finalmente, o 25 não fez esta viagem quase mortal graças a ter nassado a sua psicóloga Lília e pediu directamente à Lorena para nassarem-se, sem reparar que não se atreveria já que o seu namorado Аntоnу estava lá presente. Após esta negativa, o 25 deixou a igreja envergonhado e achando que tinha perdido a sua única amiga verdadeira na igreja. Mas na primavera do 2020, 25 voltou à igreja e mais tarde convidou a Lorena e a Alexandra à sua casa a 24 de abril. Lá preparou sumos de laranja para ambas as raparigas, já que queria verter só no copo da Alexandra as drogas que dantes tinha querido dar à Ѕаrа Аndrејеvіć. No entanto, à Lorena não lhas quis dar (por já considerá-la amiga verdadeira dele e nunca a atraiçoaria). E graças a um plano que tinha criado, naquele dia o 25 conseguiu nassar pela primeira vez tanto a Lorena quanto a Alexandra (esta última sob os efeitos das drogas). E quando o 25 nassou a Lorena, descobriu uma coisa relacionada com ele mesmo que a Lorena esconde de toda a gente, mas irá proteger o segredo da sua amiga embora seja uma coisa inesperada e muito surpreendente que mesmo poderia desestabilizar a vida deles dois. Mas o Josep Maria actualmente está profundamente apaixonado por outra rapariga e portanto não quer mais nada com a Lorena, a Alexandra o qualquer outra rapariga do que serem só amigos. A Lorena já não volta a aparecer, portanto este é o seu último aparecimento.

Universo espelho

No universo espelho sabe-se que a Lorena é da equipa de raparigas do Yusma. Aparece na série “Coisas de Irmãs”, onde depois da morte do Yusma, a Lorena no final é uma das poucas raparigas do seu exército que ficam vivas (já que as outras são assassinadas pela Andrea). A Lorena também aparece no filme Planetes VII: O fim dum futuro, onde é a última rapariga viva do exército do Yusma e uma dos poucos sobreviventes do universo espelho, após o Alxy Frankz destruir o universo espelho. A Lorena diz aos oficiais da FEF 07 (que agora são só o Josep Maria 24 e o 0) que procurará um planeta para viver lá e não dirá a ninguém, nem mesmo a eles, para onde irá. A Lorena vai-se embora e não aparece mais.

Fotos da Lorena e o Josep Maria

Personagens de Planetes
Planetes (série 1) Josep Maria 4RaljaLaiaDiegoOutras criançasBursianos
Planetes 3 Josep Maria #LinaManuelLaiaLiaPadokOutras criançasBursianosİhi Kadse0PumikyCarlaAnnRutittoMartaKimberly
SérieStar4 GrokaPadokOutros tripulantesJosep Maria #İhi Kadse0PumikyCarlaAnnLaiaKimberlyDany
Mais… FrannyMeŀlinaÉrikaCriação ÁureaLorenaLaurynAlexandraSelena GomezAndreaSandraAlxy FrankzMilaMíriamЅаrа АndrејеvіćAlara